Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O Paraná vai começar a vacinar, nos próximos dias, 32.760 trabalhadores da educação contra a Covid-19. Em coletiva nesta terça-feira (4), o governador Ratinho Junior (PSD) disse que vacinação faz parte do processo de retomada gradativa das aulas presenciais da rede estadual, a partir de 10 de maio.
As doses fazem parte da última remessa de vacinas que chegou ao Paraná na segunda-feira (3) e a distribuição para as 22 Regionais de Saúde começa nesta quarta-feira (5).
Segundo o governador, a quantidade de doses corresponde a 15,5% dos trabalhadores da educação, previstos no Plano Estadual de Vacinação. Neste primeiro momento serão vacinados aqueles com idades entre 55 a 59 anos.
Ao todo, o Paraná tem 210.897 trabalhadores envolvidos na educação.
O número leva em conta profissionais das redes públicas (estadual e municipal), privada e da assistência social. São em torno de 90 mil educadores e assistentes ligados apenas à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte.
“Estamos felizes por, gradativamente, estarmos conseguindo avançar dentro do plano de vacinação. Agora temos três fornecedores de vacina, a AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac, o que nos dá novas possibilidades”, disse o governador Ratinho Junior.
O governador disse que a volta às aulas no dia 10 de maio foi muito discutida internamente.
“Chegamos ao momento de voltar às aulas presenciais, mesmo que parcialmente. Algo que pelo nosso planejamento deveria ter ocorrido em fevereiro, mas a nova cepa do coronavírus não permitiu”.
O governador destacou que, além dos mais de 32 mil trabalhadores da educação, que serão imunizados nesta semana, outros 8 mil profissionais receberam ao menos uma dose da vacina, pois têm mais de 60 anos e integram o grupo prioritário.
“São 40 mil pessoas, o que nos permite dar uma boa arrancada neste começo”, disse.
Quantidade de vacinas por regional:
Vacinas para profissionais da educação:
Doses para a educação
O secretário de saúde, Beto Preto, explicou que a partir de agora todas as remessas de vacinas que chegarem ao Paraná terão um porcentual de doses separado para a educação.
É essa taxa de imunização, aliada ao diagnóstico diário da circulação da doença e dos números de leitos disponíveis, que vai guiar o avanço no retorno presencial de alunos e professores, segundo o governo.
“O acompanhamento é diário, seguindo o contexto e evolução da pandemia”, destacou.
Segundo o secretário, serão levados em consideração dois critérios nas próximas divisões dentro do grupo de trabalhadores da educação: além da idade, com a redução da faixa etária conforme a quantidade de vacinas, quem retomou o trabalho presencial nas escolas passará a ter prioridade.
“Esse lote inicial vai ser voltado para os profissionais do ensino fundamental, médio e Centros Municipais de Educação Infantil, os CMEIs”, ressaltou Beto Preto.
Vacinômetro
Até esta terça-feira, o Paraná aplicou 2.860.817 doses de vacinas contra a Covid-19.
No total, 1.836.634 pessoas tomaram a primeira dose do imunizante, sendo que 1.024.183 receberam as duas doses.
O estado já recebeu mais de 3 milhões de doses, de acordo com a Sesa.
Fonte: https://g1.globo.com/pr/
Foto: Jonathan Campos/AEN